Tecnologia
Sáb, 26 de Março de 2011 10:12                                               Escrito por Paulo Walter

A Companhia de Engenharia de Tráfego, em São Paulo, inicia operações de fiscalização, na cidade de São Paulo, utilizando novo coletor de dados robusto Pidion BIP-6000, exclusividade da Prime Technologies, gerando uma grande agilidade aos serviços realizados pela CET e com habilidade para processar rapidamente as ocorrências e infrações registradas pelo transito da cidade.

A Companhia de Engenharia de Tráfego-CET é uma das maiores empresas de gerenciamento, operação e fiscalização de sistemas viários do Brasil e do mundo, fiscalizando o trânsito de São Paulo, a maior metrópole do Brasil, hoje com mais de 15 milhões de habitantes e 15.000 Km de vias. A companhia conta com uma extensa frota de fiscais motorizado, os quais necessitam de equipamentos que garanta a habilidade de registrar e transmitir dados com acuracidade, confiabilidade e portabilidade.

Antes de escolher a nova tecnologia, a frota da CET utilizava smartphones para todas as atividades de fiscalização e controle. Os smartphones realizavam o trabalho apenas satisfatoriamente.
Por não serem feitos exclusivamente para desempenhar tais funções, careciam de uma série de atributos necessários para otimizar satisfatoriamente o dia-a-dia de seus agentes. Ao mesmo tempo, não tinham a durabilidade requerida para uma operação que constantemente lida com condições climatológicas adversas.

Com o equipamento escolhido, o Pidion BIP-6000 da Prime Tecnologies, a CET adquiriu um equipamento de alta durabilidade e confiabilidade, integrado a uma série de atributos que otimizam as mais difíceis operações. De acordo com Juliana Duo Barletta, analista de Marketing da Prime Technologies, a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo “ganhou um verdadeiro talão eletrônico, hábil para processar ocorrências e infrações com indiscutível praticidade e mobilidade”, afirma.

A CET também obteve maior agilidade nas suas operações, podendo localizar e direcionar seus agentes via GPS, recurso integrado aos benefícios do produto. Com a possibilidade de ter imagens e vídeo de alta resolução, o Pidion BIP-6000 permitiu que a CET obtivesse grandes ganhos de eficiência operacional, permitindo capturar e transmitir em tempo real todos os dados necessários de diversos tipos de ocorrência.

O novo equipamento tem alguns diferenciais necessários ao meio agressivo em que é utilizado: suporta quedas de grandes alturas, sem qualquer restrição de ambientes e superfícies, adequado para trabalhos de campo de longa duração ou em condições adversas, resistente a impactos, pressão e imersão em água, atendendo aos requerimentos IP65 de vedação o que lhe confere resistência ao pó, água, chuva e tempestades.

Integrado ao sistema, BIP-6000 oferece câmera de 3.0 megapixels com foco automático e flash, capaz de capturar imagens mais nítidas, em curtas distâncias e sob pouca luz. Permite gerenciar maior quantidade de dados, de forma mais rápida. O Leitor RFID e Leitor de Código de Barras 1D/2D integrados desenvolvem uma captura versátil de dados, em um único aparelho.

O equipamento tem ainda tecnologias inovadoras que incluem o processador de 806Mhz e o sistema operacional Windows Mobile 6.1, com operação fácil e possibilidade de integração de sistemas. Sua memória é de 256MB RAM 512MB ROM e entrada para MicroSD. Além disso, oferece recursos de HSDPA, WiFi e Bluetooth para comunicação em tempo real, como por exemplo entre trabalhadores em trânsito e escritório central. Um A-GPS integrado permite rastrear a posição do usuário e simplificar o planejamento de rotas.

O Pidion BIP-6000 tem amplo display VGA de 3.5”, com amplo aprimoramento visual e tátil. Seu LCD TouchWindow é à prova de rachaduras, sendo uma proteção robusta para o display sensível ao toque. Adicionalmente, o teclado Numérico/QWERTY com iluminação traseira permite digitação fácil e precisa, em qualquer nível de iluminação.